Por conta da pandemia do novo coronavírus, a Globo foi obrigada a realizar diversas alterações em sua programação. No entretenimento, a primeira atração afetada foi o Mais Você, de Ana Maria Braga, cuja exibição está suspensa desde 16 de março. Em meio as especulações sobre o retorno do matinal, vale prestar atenção ao conteúdo do último programa do ano passado.
VEJA ESSA
Naquele já longínquo 31 de dezembro de 2019, a principal pauta foram as previsões para o ano que estava prestes a nascer. Além de Oscar Quiroga, entrevistado no estúdio, Ana Maria Braga e Louro José exibiram um VT com as análises da numeróloga Sonia Weill. A especialista foi convidada a adiantar o que 2020 reservava para a apresentadora, na vida pessoal.
Mas não parou por aí. Durante a entrevista, Sonia também fez revelações sobre o Mais Você. No ano passado, a atração festejou duas décadas no ar. Surpreendentemente ou não – aí vai da crença de cada um -, as previsões estão completamente alinhadas ao momento atual.
A matéria pode ser assistida no Globoplay. A fala transcrita a seguir começa por volta de 7’50”:
“Há uma necessidade muito grande de reformular, reestruturar, de fazer mudanças. Essa necessidade de mudança – grande – vai ficar ainda mais forte a partir de junho. A ansiedade por resultados provavelmente vai trazer, na prática, essas mudanças. O processo interno é: ‘Ok. Fechamos um ciclo e agora vamos fazer diferente. A gente muda e a gente se recria’. As circunstâncias externas vão trazer um desejo de ampliar limites, liberdades, novos horizontes. Também há uma tendência de abertura para outras possibilidades, outros temas. O programa vai passar por mudanças profundas e vai, de alguma forma, buscar um novo formato”.
Ana Maria e a volta do Mais Você
Tão logo a exibição do Mais Você foi suspensa, Ana Maria Braga ficou fora do ar por cinco semanas, assim como todo o entretenimento da Globo. Em um segundo momento, as suas Receitas Especiais foram incorporadas ao Encontro com Fátima Bernardes. Foi no programa da ex-apresentadora do JN que ela anunciou, publicamente, que o seu tratamento contra o câncer foi bem sucedido.
O quadro de receitas possui cota de patrocínio própria e as interações com Fátima e Louro José podem ser ao vivo ou pré-gravadas. A veterana e seu papagaio têm feito sozinhos algumas ações de merchandising. Entre os jornalistas que cobrem televisão, porém, há quem garanta que Ana Maria não está completamente satisfeita com essa situação.
A apresentadora, inclusive, teria tido uma reunião virtual com a cúpula da Globo para tentar convencê-los a voltar com o Mais Você. Este jornalista tentou confirmar a informação com uma fonte que trabalha no programa. O funcionário se limitou a dizer que nem todos os bastidores são repassados à equipe.
De forma oficial, Ana Maria tem usado as redes sociais sociais para contestar qualquer boato acerca do fim do Mais Você, bem como rechaçar rumores sobre a saída da Globo. Em sua defesa, ela lembra que é alvo de fake news desde 1999, ano em que chegou à emissora.
A Globo, por sua vez, se limita a dizer que ainda não há previsão de retorno do Mais Você à grade. A emissora argumenta que, à medida em que decisões vão sendo tomadas, público e imprensa são comunicados com total transparência. Se a numeróloga vai aceitar integralmente a sua previsão, só o tempo vai dizer.
Encontro com mais tempo
Enquanto não se tem uma decisão oficial sobre a volta do Mais Você, o Encontro ganha mais tempo. Com a extinção do Combate ao Coronavírus, Fátima Bernardes passa a entrar no ar às 10h.
Para não deixar o telespectador órfão de informações confiáveis sobre saúde, está confirmada a volta do Bem-Estar no Encontro. Até então, sua exibição estava restrita ao É de Casa, aos sábados.
O destino do Se Joga
Outro programa que tem gerado uma série de especulações é o Se Joga. Em uma live, Paulo Vieira afirmou que a atração não voltaria. A Globo, por meio de nota, esclareceu que a fala do humorista refere-se apenas aos quadros de humor, que, de fato, serão extintos.
No decorrer da última semana, porém, o jornal Extra, do Grupo Globo, publicou que a equipe do programa está sendo desmontada e que este deve mesmo ser o fim da linha. Aí fica a pergunta: qual a dificuldade da emissora em admitir o fracasso? Diferentemente do Mais Você, o Se Joga não faz falta nenhuma. Acorda, menina!
Piero Vergílio é jornalista profissional desde 2006. Já trabalhou em revistas de entretenimento no interior de SP e teve passagens pelo próprio RD1. Em tempos de redes sociais, criou um perfil (@jornalistavetv) para comentar TV pelo Twitter e interagir com outros fãs do veículo. Agora, volta ao RD1 com a missão de publicar novidades sobre a programação sem o limite de 280 caracteres.