SBT deu desconto de até 95% para conseguir vender cotas comerciais do Fla-Flu

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SBT teve que “liquidar” cotas de patrocínio para transmitir partida (Imagem: Reprodução / SBT)

Com um plano comercial montado às pressas, mais exatamente duas horas após adquirir os direitos de transmissão da final do Campeonato Carioca, o SBT teve que fazer grandes concessões para conseguir vender em pouco tempo as cotas de patrocínio da final da partida que rendeu mais um título estadual para o Flamengo contra o Fluminense na noite da última quarta-feira (15).

O canal ofereceu a bagatela de 9,8 milhões de reais por cada cota comercial, mas teve que se contentar em fechar com um valor bem abaixo, algo em torno de 550 mil e 800 mil reais. As emissoras afiliadas também participaram das negociações e venderam cotas regionais. PicPay, Brahma, Havan, Miorrelax, Unilever e Estácio foram as empresas patrocinadoras do evento em rede nacional.

Apesar dos descontos generosos, o SBT comemora o bom desempenho da transmissão e acredita que tenha conseguido entregar para os patrocinadores um resultado muito satisfatório. A partida rendeu a liderança no Rio de Janeiro, com 26 pontos de média e picos de 35 pontos, e 11 pontos em São Paulo, um crescimento de 69% na audiência.

“Com a final do Campeonato Carioca, ficamos por horas entre os assuntos mais comentados no ambiente digital e tivemos um excelente resultado de audiência. Esses são os ingredientes que toda emissora quer alcançar e esperamos, sim, ter condições de apresentarmos o futebol em outras oportunidades”, comemorou Fred Müller, diretor de marketing e negócios do SBT, ao noticiário Meio & Mensagem.

Guerra ideológica

O SBT teve facilidade de adquirir a final do Campeonato Carioca após o presidente Jair Bolsonaro alterar por meio de uma Medida Provisória a Lei Pelé, responsável pelas regras dos direitos de transmissão no futebol na TV. A mudança possibilitou ao Flamengo, único clube carioca que não havia acertado com a Globo, negociar a partida com a emissora de Silvio Santos.

Apesar da MP, a Globo continuará transmitindo nesta ou em outras temporadas os jogos dos campeonatos que já adquiriu, já que os contratos firmados são protegidos pela Constituição Federal e não dependem apenas da autonomia dos times. As negociações com o Flamengo também seguem em curso.

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Daniel RibeiroDaniel Ribeiro
Daniel Ribeiro cobre televisão desde 2010. No RD1, ao longo de três passagens, já foi repórter e colunista. Especializado em fotografia, retorna ao site para assinar uma coluna que virou referência enquanto esteve à frente, a Curto-Circuito. Pode ser encontrado no Twitter através do @danielmiede ou no [email protected].