Em esquenta para Sabrina, Record copia a Globo e faz mudanças no domingo

Record
Record promove mudanças no domingo com a volta do Cine Maior (Imagem: Divulgação / Record)

Nesta semana, a Record divulgou as primeiras imagens do novo Domingo Show, que passará a ser comandado por Sabrina Sato a partir de 8 de março. Mesmo antes da estreia da nova titular, porém, a emissora decidiu promover mudanças no domingo: saem de cena as reprises de Geraldo Luís para dar lugar a uma sessão dupla de filmes. A nova grade já vale para este fim de semana.

A estratégia é a mesma que a Globo vinha usando até a semana passada, quando os campeonatos de futebol ainda não haviam sido retomados. Para a volta do Cine Maior, a Record escalou os dois primeiros filmes da franquia Meu Malvado Favorito, que serão exibidos em sequência, a partir de 12h15.

Gru e os Minions têm a missão de roubar alguns pontos da audiência de Celso Portiolli e seu Domingo Legal, que há meses se firmou na vice-liderança. Outrora uma ameaça até para a Globo, o dominical de Geraldo Luís perdeu o fôlego desde que foi sucateado.

A emissora até recuou e devolveu tempo para Geraldo, mas o estrago já estava feito. Mesmo com as quatro horas e um estúdio para chamar de seu, o atual titular do Balanço Geral SP não conseguiu repetir os índices expressivos do passado.

Procurada pelo RD1, a Record confirmou as alterações, mas não garantiu que essa experiência vai se repetir até 1º de março. Pelo visto, tudo vai depender dos resultados.

Xuxa e Ana Hickmann aos domingos

Xuxa
Além de Sabrina, Xuxa e Ana Hickmann também reforçarão os domingos da Record (Imagem: Reprodução / Record)

O site Notícias da TV antecipou que as mudanças no domingo da Record serão mais ambiciosas do que o inicialmente divulgado. A nova grade tem estreia prevista para 8 de março. Pela manhã, o Hoje em Dia fará sala de espera para Sabrina, com uma edição extra, exibida entre 9h e 11h.

Depois, o Domingo Show ocupa a faixa entre 11h e 14h, entregando para o Hora do Faro, que se fixa em novo horário. As 18h, Xuxa inaugura uma faixa de realities com a nova temporada de The Four Brasil, até então anunciada para as sextas-feiras.

Ao ganhar um espaço nos domingos da Record, Xuxa volta ao dia no qual a disputa pelo público é mais acirrada. A mãe de Sasha passa a ser concorrente direta de Eliana – sua contemporânea de programas infantis – e também de Fausto Silva, que, por muitos anos foi seu colega na Globo.

Os mais velhos devem se lembrar que, em 2001, eles eram a grande aposta da Globo na guerra de audiência contra Gugu Liberato, que faleceu no ano passado. Relembre um trecho de uma conversa entre Xuxa e Faustão quando a Globo estrategicamente exibiu edições ao vivo do Planeta Xuxa e Domingão do Faustão.

 

Um é pouco, dois é bom, três…

Meu Malvado Favorito
O primeiro filme da franquia Meu Malvado Favorito foi exibido três vezes, em cerca de 40 dias (Imagem: Divulgação)

Como um bom apreciador de filmes, este colunista aposta que a Record vai conseguir melhorar seu desempenho com as mudanças no domingo: animações costumam ter um público cativo, vide o bom desempenho de Sing, no Cine Espetacular (SBT) de terça-feira (21).

O problema dessa estratégia é que, ao contrário da Globo, o acervo de filmes da Record é bastante limitado. Prova disso é que, em um intervalo de pouco mais de 40 dias, é a terceira vez que Meu Malvado Favorito ganha as telas da emissora. O mesmo título já foi apresentado em 14 de janeiro e 16 de dezembro do ano passado.

Veja a chamada da exibição em 16 de dezembro de 2019:

O telespectador não deve se surpreender, portanto, se nas próximas semanas os domingos da Record forem preenchidos pelas franquias Velozes & Furiosos, os três primeiros filmes de A Era do Gelo ou então o clássico Titanic.

Na contramão

Globo
Zootopia integra uma lista de 11 filmes inéditos, que a Globo exibiu entre 1º e 23 de janeiro de 2020 (Imagem: Divulgação)

Enquanto, por conta de uma limitação de acervo, a Record aposta em reprises de filmes à exaustão, a Globo reina soberana. O contrato com os principais estúdios do mundo garante a emissora o acesso a um vasto catálogo de títulos.

Para se ter uma ideia, apenas entre os dias 1º e 23 de janeiro, 11 filmes inéditos em TV aberta foram exibidos no plim-plim. Destaques para A Bela e a Fera (2017), Zootopia, Operação Big Hero, A Rainha de Katwe e Homem-Aranha: De Volta ao Lar.

Mudanças no domingo da Globo

Na semana passada, esta coluna antecipou que a determinação da CBF em paralisar os campeonatos nacionais nas datas Fifa vai acarretar em mudanças no domingo da Globo também. Ao longo de todo o ano de 2020, a tendência é que sejam exibidas 13 sessões duplas da Temperatura Máxima.

CONTINUE LENDO →
Piero Vergílio é jornalista profissional desde 2006. Já trabalhou em revistas de entretenimento no interior de SP e teve passagens pelo próprio RD1. Em tempos de redes sociais, criou um perfil (@jornalistavetv) para comentar TV pelo Twitter e interagir com outros fãs do veículo. Agora, volta ao RD1 com a missão de publicar novidades sobre a programação sem o limite de 280 caracteres.
ALERTAS GRATUITOS