Do Xuxa Meneghel a Evaristo no JH: como era a TV no último 29 de fevereiro

Xuxa Meneghel
Em 29 de fevereiro de 2016, Xuxa Meneghel estava no ar na Record (Imagem: Reprodução)

Hoje é dia 29 de fevereiro, dia que só existe no calendário a cada quatro anos. Geograficamente, trata-se de uma adequação ao movimento de translação da Terra, que é realizado precisamente em 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 56 segundos.

A cada ano bissexto, diferentes veículos de comunicação buscam curiosidades sobre essa data. Nós, do RD1, resolvemos honrar essa tradição. Acordamos com uma inquietação: o que mudou na televisão brasileira nestes últimos quatro anos? É o que vamos tentar responder neste texto, com base na grade de 29 de fevereiro de 2016.

Na Globo

Evaristo Costa
Prestes a estrear na CNN Brasil, Evaristo Costa apresentou o JH em 29 de fevereiro de 2016 (Imagem: Reprodução / Globo)

A manhã da Globo não era muito diferente da configuração atual. A exceção fica por conta do Bem Estar, que ainda era um programa independente.

Jornalístico de Chico Pinheiro e Ana Paula Araújo, o Bom Dia Brasil também era um pouco mais longo, com 1h20min de duração, de 7h30 as 8h50. Direto de Brasília, o então comentarista Alexandre Garcia repercutia os casos de violência nas estradas.

Prestes a estrear na CNN Brasil, Evaristo Costa apresentou o Jornal Hoje ao lado de Sandra Annenberg. Coincidentemente, a atual titular, Maria Júlia Coutinho comandou a previsão do tempo no vespertino.

Na sequência, o Vídeo Show de 29 de fevereiro de 2016 foi comandado por Otaviano Costa e Joaquim Lopes. Mônica Iozzi havia deixado o programa duas semanas antes, em 12 de fevereiro.

Naquela edição, o principal destaque foi um making of da reunião da equipe de Velho Chico, que chegaria às telas em 14 de março. A repórter Aline Prado entrevistou, entre outros, Rodrigo Santoro – que participou da primeira fase – e o saudoso Domingos Montagner.

Caminho das Índias ocupava o Vale a Pena Ver de Novo. No horário nobre, Walcyr Carrasco estava no ar às 18h, com Eta Mundo Bom! Às 19h, era a vez da dupla Rosane Svartman e Paulo Halm em sua novela de estreia, Totalmente Demais. Às 21h, A Regra do Jogo, de João Emanuel Carneiro, estava em seus últimos capítulos.

No BBB 16, Pedro Bial repercutia a formação do paredão – o primeiro triplo – entre Ana Paula, Tamiel e Munik. Mas o grande destaque daquela edição foi uma divulgação involuntária da concorrência.

Ao final do programa, a Globo mostrou ao vivo, uma conversa entre Ana Paula e Ronan, no qual a sister lembrava que segunda-feira era dia de Xuxa na Record. Isso fez com que o nome da apresentadora fosse parar nos Trending Topics do Twitter.

Depois, Tela Quente exibiu a comédia nacional De Pernas Pro Ar 2, com Ingrid Guimarães. Finalmente, William Waack repercutia as principais notícias daquele 29 de fevereiro no Jornal da Globo.

Na Record

Enquanto Ana Paula Renault citava Xuxa no BBB, o Xuxa Meneghel já estava no ar. Naquela segunda-feira, o programa apostou em uma surpresa para uma dupla de irmãs cantoras, que foram levadas ao palco para se apresentar, de surpresa. Assista a chamada:

Nany People, Thierry Figueira e a dupla Edson e Hudson foram jurados do quadro Na Lata. Depois, participaram de outras brincadeiras no palco. As atrações, no entanto, parecem não ter agradado a audiência: naquela ocasião Xuxa cravou exatos 5,0 pontos de média, sua segunda pior média desde a estreia, em agosto de 2015.

Mais cedo, a emissora exibia Prova de Amor e Chamas da Vida nas novelas da tarde. O Programa da Tarde, com Britto Júnior, Ana Hickmann e Ticiane Pinheiro, havia sido extinto meses antes, em julho de 2015. No horário nobre, a produção bíblica era José do Egito.

É bastante provável que o saudoso Marcelo Rezende tenha apresentado o policialesco Cidade Alerta naquele dia. Esta coluna não encontrou, porém, registros em texto ou vídeo para comprovar essa teoria.

No SBT

Em 29 de fevereiro de 2016, segunda-feira, o SBT promovia a estreia de Meu Coração é Teu. A novela conta a história de Ana Leal (Silvia Navarro) uma dançarina de boate que passa a trabalhar como babá na mansão da família Lascurain. Ela enfrenta, então, o desafio de conciliar os dois empregos. A trama está sendo reprisada desde novembro do ano passado.

Mais tarde, Larissa Manoela estava no ar em dose dupla no horário nobre. Na exibição original de Cúmplices de um Resgate, ela se dividia entre as gêmeas Manuela e Isabela. Logo em seguida, ia ao ar a primeira reprise completa de Carrossel, onde a agora global pode ser vista na pele de Maria Joaquina.

Depois do Ratinho, Patrícia Abravanel comandava o Máquina da Fama. No programa, os participantes deveriam fazer releituras de performances musicais, caracterizando-se como os intérpretes originais.

Naquele 29 de fevereiro, para honrar o histórico do SBT, foi exibida uma reprise. Afinal de contas, os programas de auditório do canal só voltam com edições inéditas em março. Essa é uma tradição que persiste até hoje.

O episódio escolhido contava com a participação de parte do elenco masculino de Carrossel. Os garotos performaram um hit da banda One Direction. Assista:

Mesmo sem conteúdo inédito, a herdeira de Silvio Santos levou a melhor no duelo com Xuxa. O Máquina da Fama registrou 5,7 pontos.

29 de fevereiro no Canal Viva

Viva
Mulheres de Areia voltava ao ar em 29 de fevereiro de 2016, pelo Viva (Imagem: Divulgação / Globo)

O dia 29 de fevereiro de 2016 foi de reestreia na TV paga. O Canal Viva trouxe de volta o clássico Mulheres de Areia, de Ivani Ribeiro. Protagonizada por Glória Pires – que, na noite anterior, havia participado da cobertura do Oscar – a trama ocupou a faixa das 15h30.

Naquele mesmo dia, ia ao ar o 13º capítulo de Laços de Família, que havia retornado à TV duas semanas antes, dia 15. Na contramão, o telespectador acompanhava as emoções finais de Cambalacho.

Como se vê, algumas mudanças significativas aconteceram na TV brasileira desde o último 29 de fevereiro. Olhando para o futuro, ficam algumas questões: quais programas serão extintos até 2024? Que novelas estarão sendo reprisadas?

Convido os leitores a darem seus palpites nos comentários deste post, nas redes sociais do RD1 e também no meu Twitter pessoal!

PS: Prometo para vocês que a próxima coluna não vai demorar quatro anos para voltar a ser publicada. Podemos voltar a qualquer momento, em uma edição extraordinária!

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Piero VergílioPiero Vergílio
Piero Vergílio é jornalista profissional desde 2006. Já trabalhou em revistas de entretenimento no interior de SP e teve passagens pelo próprio RD1. Em tempos de redes sociais, criou um perfil (@jornalistavetv) para comentar TV pelo Twitter e interagir com outros fãs do veículo. Agora, volta ao RD1 com a missão de publicar novidades sobre a programação sem o limite de 280 caracteres.